quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Evangelização no Mundo Contemporâneo


Quebrando Paradigmas

 

 A missão da igreja como comunidade é servir a Cristo que reclama para si o mundo inteiro. A igreja é capacitada pelo Espírito para essa tarefa.

A igreja enquanto comunidade dos que ouviram e atenderam o chamado de Jesus, que passaram pela experiência do encontro e que vivenciam essa experiência de Deus, precisa ser reconhecida como comunidade: com o Cristo que encarnou, foi crucificado, ressuscitado e glorificado, mas também com o mundo que vive a angústia que permeia toda a existência.
É tempo de mudança, de crise, de recorrer ao tradicional, de abandonar o velho e abraçar o novo, de quebrar paradigmas e estabelecer formas de vida e valores.
A igreja deve dar um passo em frente na sua evangelização, deve entrar numa nova etapa histórica do seu dinamismo missionário. As comunidades devem ligar-se entre si, trocar energias e meios, empenhar-se juntas na missão, única e comum, de anunciar e de viver o Evangelho.
A família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e sócio-culturais do contexto em que se encontram inseridas. Este é um espaço sócio-cultural que deve ser continuamente renovado e reconstruído.
Os pais são tanto mais pais quanto mais conseguem unir duas dimensões fundamentais da vida: ternura e vigor, carinho e firmeza, misericórdia e limite firme.
Só em uma família onde reine ternura, carinho e misericórdia, cria-se clima sadio, humano, cristão. Ao mesmo tempo, os pais e filhos necessitam de vigor no cumprimento dos deveres, de firmeza nas decisões e de limites aos próprios desejos.
A família cristã é a primeira comunidade a anunciar o Evangelho à pessoa humana em crescimento e a levá-la, através da catequese a educação progressiva, à plenitude da maturidade humana e cristã. Enquanto comunidade educativa, a família deve ajudar o homem a discernir a própria vocação e a assumir o empenho necessário para uma maior justiça, formando-o desde o início, para relações interpessoais, ricas de justiça e de amor.

Alex Dé Ré Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário